CONFERÊNCIAS

YOU.png

10/07/2020

Web Currículo: reflexões e experiências no contexto da pandemia.

Horário: 16 às 18 h.

Organizadora: Sonia Maria da Conceição Pinto Pós-Doutorado pela Open University - UK (2017), Doutora em Difusão do Conhecimento - UFBA (2010) . Mestre em Educação e Contemporaneidade. Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação - Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias.  Pesquisas nas áreas de Educação a Distância, Inclusão Digital, Literacia Digital, Educação Científica e Formação em Rede.   

Conferencistas Convidados:

Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto                                                                               

Professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Livre docente em Educação (PUC-SP, 2019), Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2000) com mestrado em Educação (Supervisão: Currículo) pela PUC-SP (1996), graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho, 2017), pesquisador produtividade PQ 1C do CNPq, consultor/parecerista ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital, certificado em 2003. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013). Tem experiência em Educação e Tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital.

Silvar Ferreira Ribeiro
Pós-Doutorado pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), Doutor em Difusão do Conhecimento, Estágio de Doutorado Sanduíche pela Open University - Reino Unido - Knowledge Media Institute (KMi-OU), , Mestre em Engenharia de Produção da Linha de Pesquisa Mídia e Conhecimento, com ênfase em Educação a Distância . Especialista em Psicopedagogia pela UFRJ e em Metodologia do Ensino Superior pela FEBA.  Professor Permanente do Programa de Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC-. Experiência em Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa e inovação responsáveis, tecnologias da informação e gestão educacional, difusão do conhecimento, inclusão digital, recursos educacionais abertos e educação a distância.                 

13/07/2020.

Educação Financeira, Empreendedora e Contábil para Trabalhadores Informais e Microempreendedores Individuais,

Horário: 09 às 11 h.

Organizadora: Josete Bispo Ribeiro. Professora Assistente, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora de projetos de Pesquisa e Extensão Universitária financiados pela UNEB.

Conferencistas Convidados:

Tania Ferreira do Santos Bomfin

Doutoranda em Difusão do Conhecimento(UFBA), mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (2004), especialista em Auditoria Contábil (CEPPEV - 1998), graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1992). Ex-Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da UNEB- Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes áreas: contabilidade empresarial, gestão de custos, gestão pública, cooperativas de crédito, motivação, gestão de micros e pequenas empresas e gênero.

João Pereira Oliveira Júnior

Graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBa (1987), Curso de especialização em Gestão Pública pela Universidade de Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997) e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2004) na linha de pesquisa Educação, Gestão do Poder Local e Desenvolvimento Sustentável. Em 2011 fiz o Doutorado em Desenvolvimento Regional e Urbano pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano da Universidade de Salvador - UNIFACS defendendo a tese da Administração Participativa no Conselho de Gestão das Cidades.

Naiara Batista Moreira

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia (2010) e Mestra em Contabilidade pela Universidade Federal da Bahia (2013). Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade Anísio Teixeira. Desenvolve pesquisas com temas ligados à Contabilidade Gerencial, Contabilidade Socioambiental e Educação e Pesquisa Contábil.

 

Leandro do Nascimento Santos

É mestre em Contabilidade Gerencial pela FUCAPE BUSINESS SCHOOL (ES), Pós graduado em Direito Tributário e Consultoria Fisco Contábil, pela Faculdade Maurício de Nassau de Salvador (BA), Especialista em Controladoria pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Bacharel em Ciências Contábeis pela universidade do Estado da Bahia - Campus VII - Sr. do Bonfim - UNEB, Bacharel em Administração pela FCG. É professor substituto no curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Professor contratado da Faculdade Santíssimo Sacramento. Atuou como agente de orientação empresarial no Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (SEBRAE). Empresário contábil e consultor da Nasgon Asses. Contábil.                 

13/07/2020.

Governo e responsabilidade: questões de Estado.

Horário: 15 às 17 h.

Organizadora:  Profª. Maria Saievicz. Mestre em Artes Visuais pela PPGAV-UFBA. Bacharel em Artes Plásticas pela EBA-UFBA. Especialista em Educação Estética, Semiótica e cultura pela FACED-UFBA. Bacharel e Licenciada em Filosofia, com Habilitação em História, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Campus de Toledo/PR. Professora da UNEB-Campus XIX e IFBA-Campus Salvador. 

Conferencistas Convidados:

Daniel Tourinho Peres

Doutor e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Professor, desde 1994, da Universidade Federal da Bahia, Departamento de Filosofia e desde 2002 Programa de Pós-Graduação em Filosofia. É pesquisador correspondente do Núcleo Direito e Democracia, do CEBRAP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Alemã, atuando principalmente nos seguintes temas: Immanuel Kant, história da filosofia, filosofia política, direito e filosofia da história.

Vinicius dos Santos

Doutor e Mestre pela Universidade Federal de São Carlos. Bacharel em Ciências Sociais pela mesma Universidade. Professor adjunto do Departamento de Filosofia e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFBA. Atua principalmente nas seguintes áreas e temas: marxismo, existencialismo, fenomenologia, subjetividade, alienação, dialética, filosofia da história, filosofia política, política contemporânea e ética.

Tiago Medeiros Araujo

Doutorando em Filosofia Social pelo programa de PósGraduação de Filosofia – UFBA. Graduado em Filosofia e Mestre em Filosofia pela mesma instituição. Recentemente, retornou de atividade do doutorado realizada na Universidade de Harvard – EUA. Tem experiência na área de Filosofia e Teoria Social, com ênfase em instituições, pragmatismo e pensamento brasileiro. Atua como professor do Instituto Federal da Bahia – Campus de Salvador e é membro do Laboratório de Estudos Brasil Profundo, na mesma instituição. Entre as publicações destaca-se o livro “Pragmatismo romântico e democracia: Roberto Mangabeira Unger e Richard Rorty” (EDUFBA, 2016).

13/07/2020.

As Transformações e Inovações das Ciências  e da Tecnologia na Pandemia.

Horário: 19 às 21 h.

Organizador: Márcia Margarida Nunes da Silva. Mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (UFBA-2016). Especilização em Direito e Processo do Trabalho ( EMATRA V/FJA-2004). Especialização em Política e Estaratégia- (UNEB/ADESG_BA-2007). Professora Assistente no Curso de Direito da UNEB-Campus XIX-Camaçari. Coordenadora Pedagogica do Curso de Especilaização de Politica e Estratégia- UNEB/ADESG-BA. Advogada Trbalhista e Advogada Militante de Movimentos Sociais. 

Conferencistas Convidados:

NA ÁREA TECNOLÓGICA:  
Adeilson Pessoa de Melo

Professor do IFS. Licenciado em Física (UFS/1991), Bacharel em Física (UFS/1993), Mestre em Física (Matéria Condensada-UFS/1998) e Doutor em Ciências (Tecnologia Nuclear Aplicada-USP/2007). Membro da equipe que apresentou o  Esterilizador por radiação UV.

NA ÁEREA MÉDICA:
Fábio Romici Zane Loedelo Nogueira

Formado em Medicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz - BA (2013). Membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atua na área acadêmica como professor do curso de medicina da Universidade Salvador (UNIFACS) e Coordenador da Liga Acadêmica de Cardiologia - LiAC. Exerce preceptoria para o curso de medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), na área de urgência e emergência cardiológica. Trabalha como Coordenador Médico do Centro de Pesquisa do Hospital Fundação Bahiana de Cardiologia, atuando como Sub-investigador responsável por ensaios clínicos em fase III e IV na área de doenças cardiovasculares. Possui experiência no Comitê de Ética em Pesquisa, sendo membro do CEP da Fundação Bahiana de Cardiologia (2016-2018). Atualmente exerce cargo de Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Fundação Bahiana de Cardiologia (2019).
 

NA ÀREA DA PSICOLOGIA

Jailson Braga Brandão

Mestre em Gestão da Educação e Trabalho (2018),  Especialista em Psicologia da Personalidade pela Universidade do Estado da Paraíba (1993), com Licenciatura e Bacharelado em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (1992). Professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), lecionando na graduação e pós-graduação, além de desenvolver programas de pesquisa e de extensão sobre Autoestima e Subjetividade. Professor da PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores. Professor e tutor no programa EAD/UNEB. Leciona nos cursos de direito, psicologia, administração e rh da UNIME-KROTON. PALESTRANTES:

​14/07/2020.

Pesquisa Empírica e Aplicada no Direito

Horário: 09 às 11 h.

Organizador:Profº. José Cláudio Rocha. Advogado, economista e professor titular da UNEB. Doutor e pós-doutor em educação.

Conferencistas Convidados:

 Ilzver Matos

Doutor em direito e professor da graduação e pós-graduação da Universidade Tiradente em Sergipe - UNIT; Diretor de Direitos Humanos em Sergipe

Gilberto Batista Santos

Advogado, professor Universitário e mestre em educação pelo GESTEC/UNEB

Raíssa Ileane Silva dos Santos

Advogada e mestranda em direito.

​14/07/2020.

Direitos Humanos e os trabalhadores invisíveis em tempos de pandemia.

Horário: 10 às 12 h.

Organizadora: Aliana Alves de Souza. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1987. Graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1991). Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC. Especialização em Administração e Mestrado em Contabilidade interrompido. Professora Auxiliar da UNEB-Campus XIX-Camaçari. Sócio- proprietária do Escritório de Advocacia Souza e Moreira. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade subsidiária, terceirização, retenção, reforma da previdência, norma coletiva e estágio e práticas jurídicas.

Conferencistas Convidados:

 Gine Alberta Ramos Andrade Kinjyo (co-organizadora). Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação-FVC/ES (2019). Mestrado em Educação-UAA/PY (2003). Especialização em Direito Público-FASE/ES (2010). Especialização em Direito Civil e Processual Civil-FADIVALE/MG (2003). Especialização em Direitos Humanos e Contemporaneidade-UFBA/BA (2020). Pós-graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pelo MEU CURSO/SP (2019/2020). Pós-graduanda em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário pelo MEU CURSO/SP (2019/2020). Licenciatura em Pedagogia pela UNEB-Campus X/BA (1997). Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni/MG (2003). Licenciatura em Historia pela Universidade Metropolitana de Santos/SP (2019). Professora Assistente no Curso de Direito da Faculdade do Sul da Bahia - FASB (Desde 2006 ...). Coordenadora de Projetos Sociais do Instituto Francisco de Assis-IFA (Desde 2012...). Feminista. Ativista de Direitos Humanos. Advogada Previdenciarista, Trabalhista e de Família. Mediadora Judicial pelo TJ/BA e CNJ. Facilitadora de Círculos de Construção de Paz. Assessora Jurídica Voluntária de Seis Entidades em Teixeira de Freitas-BA. Faz parte do Grupo de Estudo ""Quilombismo de Abdias Nascimento e Grada Kilomba: Memórias da Plantação"", vinculado ao Grupo de Pesquisa Historicidade do Estado, Direito e Direitos Humanos da UFBA.        

                                                 

Márcia Margarida Numes da Silva Martins

Mestrado em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (UFBA-2016). Especilização em Direito e Processo do Trabalho ( EMATRA V/FJA-2004). Especialização em Política e Estaratégia- (UNEB/ADESG_BA-2007). Professora Assistente no Curso de Direito da UNEB-Campus XIX-Camaçari. Coordenadora Pedagogica do Curso de Especilaização de Politica e Estratégia- UNEB/ADESG-BA. Advogada Trbalhista e Advogada Militante de Movimentos Sociais.                                                                                                                                                                                     

Leíse Helena Xavier Filgueiras.

Doutoranda em Ciências Sociais pela UFBA. Mestrado em Ciências Sociais pelo PPGCS- UFBA. Bacharelado em Sociologia e Licenciatura em Ciências Sociais pela UFBA. Professora de Sociologia da Rede Pública Estadual da Bahia. Desde 2013, pertence à linha de pesquisa ""Trabalho, Classe e Desigualdades"", vinculada ao Grupo de Pesquisa Trabalho, Trabalhadores e Reprodução Social (diretório CNPq) do Centro de estudos e Pesquisa em Humanidades (CRH-UFBA). "

14/07/2020.

O Cognólogo - Uma Profissão Insurgente no “Novo Normal”

Horário: 14 às 16 h.

Organizador: Kathia Marise B. Sales.  Doutora em Difusão do Conhecimento. Docente da UNEB. Docente credenciada dos Programas GESTEC e  DMMDC/ UNEB    


Convidados/Debatedores
Suely Aldir Messeder

Doutora em Antropologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Docente da UNEB. Docente credenciada do Programa DMMDC.


Urânia Auxiliadora Santos Maia de Oliveira

Doutora em Educação e Mestre em Artes Cênicas. Docente da UFBA. Docente credenciada ao Programa DMMDC


Marcus Túlio de F. Pinheiro.

Doutor em Educação. Docente da UNEB. Docente credenciado dos Programas GESTEC e  DMMDC/ UNEB

14/07/2020.

Racismo, Políticas Públicas Afirmativas, Pandemia do COVID-19, e seus Impactos na Vida da População Negra e afrodescendentes: Um Debate Necessário.

Horário: 19 às 21 h.

Organizador: Prof. Me. Leonardo Machado Nascimento. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia – Campus XIX – Camaçari. Possui Bacharelado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu, Especialização em Contabilidade Gerencial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Mestrado em Antropologia pela Universidade de Salamanca – Espanha, tendo publicado artigo na área de educação, e livro sobre a Democratização do Ensino Superior no Brasil.

Conferencistas Convidados:

Prof. Dr. Rafael Rodrigues Vieira Filho.

Professor Pleno do Departamento de Educação Campus I Salvador; Professor Permanente do PPGEduC e do PPGEAFIN da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela PUCSP, mestrado em História PUCSP e doutorado em História do Brasil PUCSP. Realizou Pós-Doutorado em pesquisa na Università degli Studi di Padova. Tem experiência em ensino e pesquisa em História Regional do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Bahia, História de Populações Negras, História de Manifestações Culturais Negras. Também atua na área de Educação, ensinando e pesquisando Ensino de História, Avaliação de Sistemas de Ensino e Educação Superior, Relações Raciais na Educação e Diversidade na Educação. Atua também na área de Redação Técnica, já tendo organizado, escrito e publicado obras nesta área. Atuou na UNEAD/UNEB em cursos de Graduação e Pós-Graduação à Distância. Foi avaliador de cursos e polos de Educação à Distância para a SEED/MEC e CGIP/DED/CAPES. Pertenceu ao Comitê interno de Iniciação Científica da PPG/UNEB. Foi coordenado do NUPE Campus IV Jacobina e Gerente de Pesquisa da PPG/UNEB.

 Prof. Me. Antônio Cosme Lima da Silva.
Professor de História e Cultura Afro-brasileira e Africana; e Educação das Relações Étnico-raciais do Departamento de Ciências Humanas DEDEC/Campus I – Salvador, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); e Ativista do Movimento Negro.

Prof. Me. Dirceu do Socorro Pereira.
Ex-professor substituto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), lotado no Departamento de Educação - Campus XIII –Itaberaba. Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Católica de Salvador, e Mestrado em Cultura e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); atua como professor de História com experiência em Religiosidade, Cultura, Diáspora, Diversidade Moderna e Pesquisa.

 

15/07/2020.

A pandemia e poder punitivo: a mortificação real e simbólica no sistema penal.

Horário: 15 às 17 h.

Organizadora: Profa Ms Andrea Tourinho Pacheco de Miranda. Uneb- DCH- Campus IV . Matrícula: 74649329-8. Mestre em Direto pela UFPE. Doutorado em andamento pelo PPGD da UBA. Especialista Internacional em Segurança Publica (UNEB/ UNPD). Professora de Direito Penal da UNEB - Campus IV- Membro do Conselho Penitenciário do Estado da Bahia. Defensora Publica.

Conferencistas Convidados:

Prof. Ms. Ney Menezes Oliveira Filho.

Uneb-DCH- Campus XXIII. Doutorando em Direito pela UFBA. Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL). Especialista em Direito do Estado (UNIJORGE), Membro suplente do Conselho Penitenciário do Estado da Bahia.

Profa.Doutora Alessandra Rapassi Mascarenhas Prado.

Mestre e Doutora em Direito pela PUC-SP. Foi Pesquisadora visitante da Universidade de Utrech-Holanda. Professora de Direito Penal da UFBA e UNIJORGE. Integrante do PPGD em Direito da UFBA. Membro do Conselho Penitenciário do Estado da Bahia.

Jamile dos Santos Carvalho. Doutoranda em Ciências Sociais pelo PPGS/ UFBA.

Mestre em Ciências Sociais  e Especialista em Políticas Públicas de Gênero e Raça (UFBA). Foi coordenadora do Programa “ Corra para o abraço”, do Governo do Estado da Bahia / SJDHDS em parceria com a ONG COMVIDA. Socióloga( (UFBA).

15/07/2020.

A Justiça Restaurativa Poderá Ser Utilizada Durante a Pandamia?

Horário: 16 às 18 h.

Organizadora: Márcia Margarida Nunes da Silva Martins Mestra em segurança Pública, Justiça e Cidadania (UFBA-2016); Especialista e Direito e Processo do Trabalho (EMATRA?FJA_2004), Especilista em Politica e Estaratégia ( UNEBADESG-2005) Professora Assistente do Curso de Direito- UNEB-DCHT XIX;Mediadora Voluntária do TJ-BA, cadastrada no CNJ; Coordenadora Pedagogica do Curso de Especialização em Politica e estratégia (UNEB/ADESG-BA), Advogada Trabalhista-Advogada MIlitante de Movimentos Sociais.  

Conferencista Convidada:

MariaFausta Cajahyba Rocha

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia(1990) e especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL pela Universidade Estácio de Sá(2002). Atualmente é MAGISTRADO da Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do TJ-Ba.

Maria Cristina Vianna Goulart
Possui bacharelado e licenciatura em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1981) e Mestrado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (2006). Coordenadora do Serviço de Psicologia do Juizado Especial Criminal do Largo do Tanque e da Equipe Multidisciplinar do Programa de Justiça Restaurativa. docente no curso de Capacitação de Facilitadores no curso de Justiça Restaurativa, pelo Tribunal de Justiça da Bahia, DESDE DE 2007.