SEMINÁRIOS

BANNER.png

10/07/2020.

Mediação como um Sistema Multiportas no Judiciário em tempos de pandemia e no novo normal

Horário: 09 às 11 h.

N° de participantes: 50

Organizadora: Aliana Alves de Souza. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1987) e graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1991). Especialização em Administração e Mestrado em Contabilidade interrompido. Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC. Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, sócio - Escritório de Advocacia Souza e Moreira. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade subsidiária, terceirização, retenção, reforma da previdência, norma coletiva e estágio e práticas jurídicas. (texto extraído da Plataforma Lattes / CNPQ) . 

Conferencista Convidada:

Gine Alberta Ramos Andrade Kinjyo (co-organizadora)

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação-FVC/ES. Mestre em Educação-UAA/PY. Especialista em Direito Público-FASE/ES. Especialista em Direito Civil e Processual Civil-FADIVALE/MG. Especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade-UFBA/BA. Licenciada em Pedagogia pela UNEB-Campus X. Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni/MG. Licenciada em Historia pela Universidade Metropolitana de Santos/SP. Advogada Previdenciarista, Trabalhista e de Família. Ativista de Direitos Humanos. Assessora Jurídica Voluntária da Pastoral Carcerária Diocesana. Professora Universitária. Mediadora Judicial pelo TJ/BA e CNJ. Facilitadora de Círculos de Construção de Paz. Coordenadora de Projetos Sociais. Débora da Costa Doná. Especialista em Docência do ensino superior pela FASB. Bacharela em Direito pela FASB. Mediadora Judicial pelo CNJ e TJ/BA. Mediadora e Conciliadora no CEJUSC da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas/BA. Advogada de Família. Professora Universitária. Professora orientadora no Núcleo de Pratica Jurídica da FASB.                     

10/07/2020.

Hábitos de Consumo em períodos de isolamento social: Uma abordagem sobre os risco de endividamento e inadimplência pós pandemia.

Horário: 14 às 16 h.

N° de participantes: 100

Organizadora: Josete Bispo Ribeiro. Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA), Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professora Assistente, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora de projetos de Pesquisa e Extensão Universitária financiados pela UNEB.  Pesquisadora em Ciência Cognitiva e Construção do Conhecimento, nas áreas de: Finanças pessoais e empresariais, com foco em Significado do Dinheiro e Hábitos de Consumo; Cidadania Financeira, com ênfase em Inclusão Financeira, Proteção Consumerista e Educação Financeira; Segurança Social, com abordagem em Investimentos e Previdência Social. Na área da Economia Informal, investiga os aspectos financeiros dos Trabalhadores Informais e Microempreendedores Individuais (MEI). Em Segurança Pública, estuda a utilização dos jogos virtuais (Serious Games), como ferramentas pedagógicas para aperfeiçoamento de competências cognitivas, operativas e atitudinais nos profissionais policiais militares. Orientadora de graduação e pós-graduação (Lato Sensu). Parecerista de periódicos científicos.

Conferencista Convidado:

Adriano Pereira da Silva.

 Mestrando em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Pós-Graduado em Gestão da Manutenção pela Universidade Salvador (UNIFACS, 2016); Graduado em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE, 2013); Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Auditor do Sistema de Gestão Integrado, Yellow Belt Six Sigma, Consultor de Eficiência Produtiva e Palestrante de Qualidade e Produtividade. Vivência em projetos multidisciplinares, nas áreas de Manufatura, Logística de Armazenamento e Gerenciamento de Projetos, com foco no planejamento, desenvolvimento das funções, correção e melhoria contínua.

10/07/2020.

Fraudes e golpes financeiros em tempos de isolamento social: Como resolver?

Horário: 18 às 20 h.

N° de participantes: 50

Organizadora: Josete Bispo Ribeiro. Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA), Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professora Assistente, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora de projetos de Pesquisa e Extensão Universitária financiados pela UNEB. Pesquisadora em Ciência Cognitiva e Construção do Conhecimento, nas áreas de: Finanças pessoais e empresariais, com foco em Significado do Dinheiro e Hábitos de Consumo; Cidadania Financeira, com ênfase em Inclusão Financeira, Proteção Consumerista e Educação Financeira; Segurança Social, com abordagem em Investimentos e Previdência Social. 

Conferencistas Convidados:

Raissa de Jesus Nascimento.

Graduanda em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. Estagiária de Direito na Defensoria Pública do Estado da Bahia - área consumériste. Vice-Coordenadora Geral do Diretório Central dos Estudantes da Uneb (DCE-UNEB).                       

11/07/2020.

A Responsabilidade Civil dos Sites Intermediadores nos Contratos de Compras Coletivas: Uma Análise à Luz do decreto Nº 7.962/2013 - Regulamento do Comércio Eletrônico.

Horário: 16 às 18 h.

N° de participantes: 50

Organizadora: Márcia Margarida Nunes da Silva Martins. Mestra em segurança Pública, Justiça e Cidadania  (UFBA-2016); Especialista e Direito e Processo do Trabalho (EMATRA?FJA_2004), Especilista em Politica e Estaratégia ( UNEBADESG-2005) Professora Assistente do Curso de Direito- UNEB-DCHT XIX;Mediadora Voluntária do TJ-BA, cadastrada no CNJ; Coordenadora Pedagogica do Curso de Especialização em Politica e estratégia (UNEB/ADESG-BA), Advogada Trabalhista-Advogada MIlitante de Movimentos Sociais.

Conferencista Convidado:

Gilberto Batista.

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB; Mestre em Tecnologia Aplicada a Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; Graduando em História pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB; É pesquisador nos Grupos de estudo Propriedade Intelectual e Economia Criativa na Universidade do Estado da Bahia- GREPRINTECU e CriaAtivos: criando um novo mundo. É Assistente Jurídico da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Criativa - CriaAtiva S3 - Apoio UNEB/CNPq. Sócio Fundador da Empresa L&S Desenvolvimento Consultoria em Inovação LTDA. Gilberto Batista é advogado atuante na área de Propriedade Intelectual, atua como Consultor Jurídico no Centro de Desenvolvimento e Humanidades - CRDH.

13/07/2020.

Investimentos em período de pandemia, é possível?

Horário: 13 às 15 h.

N° de participantes: 50

Organizador: Josete Bispo Ribeiro.  Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (FACCEBA), Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutora em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professora Assistente, em regime de dedicação exclusiva, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Coordenadora de projetos de Pesquisa e Extensão Universitária financiados pela UNEB. Pesquisadora em Ciência Cognitiva e Construção do Conhecimento, nas áreas de: Finanças pessoais e empresariais, com foco em Significado do Dinheiro e Hábitos de Consumo; Cidadania Financeira, com ênfase em Inclusão Financeira, Proteção Consumerista e Educação Financeira; Segurança Social, com abordagem em Investimentos e Previdência Social.

Conferencista Convidado:

Luis Magno

Bacharelando em Ciências contábeis - Universidade do Estado da Bahia.

13/07/2020.

Direito no Cinema na Crise Sanitária  e os Efeitos Eemocionais do Distanciamento Social.

Horário: 16 às 20 h.

N° de participantes: 25

Organizadora: Joelma Boaventura. Docente junto a UNEB/DCHT XIX. Advogada. Bacharela em Direito. Mestra em Educação. Coordenadora do projeto de extensão Direito no Cinema. Doutoranda junto ao DMMDC.).

Mediadores

Edlaine Santos Barros da Silva.

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia, cursando o 6° semestre Já atuou como estagiária no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia; monitora no projeto de pesquisa. Rurue Rabi (DCHT XIX).

​Emily Reis Alves Barreto.

Graduanda  em Direito pela Universidade do Estado da Bahia, cursando o 3° semestre.Funcionária junto ao DCHT XIX.

13/07/2020.

Mediação tecnológica e práticas docentes no ensino, pesquisa e extensão: relato de experiências.

Horário: 19 às 21 h.

N° de participantes: 50

Conferencista (organizador): Sérgio Henrique Conceição. Graduado em Ciências Contábeis, Especialista em Controladoria, Mestre em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do grupo de pesquisa Educação, Federalismo e Controle Social (GEFeCS), certificado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa / CNPQ. Professor Titular na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) no Campus XIX - Camaçari (Ba) e no Programa de Pós-graduação (Mestrado Profissional) em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação (GESTEC) no Departamento de Educação (DEDC) no campus I - Salvador (Ba). Atua na temática da administração educacional dos sistemas públicos de educação, relatórios e comunicação de desempenho socioambiental de instituições públicas e privadas e educação tributária, fiscal, cidadania e controle social.
 

Conferencista (co-organizador): Gilson Barbosa Dourado. Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal da Bahia (2000), mestrado em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geoquímica pela Universidade Federal da Bahia (2019). Atualmente é professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) no Campus XIX -Camaçari (Ba). Atuando principalmente nos seguintes temas: análise multivariada, gamlss. 

15/07/2020.

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na educação em tempos de pandemia: Desafios enfrentados na transição do ensino presencial para o ensino remoto.

Horário: 08 às 10 h.

N° de participantes: 50

Organizadora: Carla Eduarda de Almeida Vieira; Mestre em Direito Privado, Especialista em Direito Processual e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/MG; Membro da Comissão de Direito Civil da OAB/MG; Professora Assistente da Faculdade do Sul da Bahia e Advogada.

Conferencista Convidado:

Álvaro Humberto Andrade Kinjyo.

Mestrando em Ciência, Tecnologia e Educação - FVC/ES; Especialista em Direito Processual - PUC/MG; Bacharel em Direito pela Faculdade do Sul da Bahia - FASB; Professor Auxiliar da Faculdade do Sul da Bahia - FASB; Mediador Judicial - TJ/BA e Advogado.

15/07/2020.

Benefícios Previdenciários: dificuldades, desafios, avanços e retrocessos em tempos de pandemia - Profª Marcia Martins.

Horário: 10 às 12 h.

N° de participantes: 50

Organizadora: Aliana Alves de Souza: Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1987) e graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1991). Especialização em Administração e Mestrado em Contabilidade interrompido. Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC. Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, sócio - Escritório de Advocacia Souza e Moreira. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade subsidiária, terceirização, retenção, reforma da previdência, norma coletiva e estágio e práticas jurídicas. (texto extraído da Plataforma Lattes / CNPQ) . 

Conferencistas Convidados:

Gine Alberta Ramos Andrade Kinjyo (co-organizadora).

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação-FVC/ES. Mestre em Educação-UAA/PY. Especialista em Direito Público-FASE/ES. Especialista em Direito Civil e Processual Civil-FADIVALE/MG. Especialista em Direitos Humanos e Contemporaneidade-UFBA/BA. Licenciada em Pedagogia pela UNEB-Campus X. Bacharela em Direito pela Faculdade de Direito de Teófilo Otoni/MG. Licenciada em Historia pela Universidade Metropolitana de Santos/SP. Advogada Previdenciarista, Trabalhista e de Família. Ativista de Direitos Humanos. Assessora Jurídica Voluntária da Pastoral Carcerária Diocesana. Professora Universitária. Mediadora Judicial pelo TJ/BA e CNJ. Facilitadora de Círculos de Construção de Paz. Coordenadora de Projetos Sociais.

Rita de Cassia Oliveira Santos.

Especialista em Direito Previdenciário e Direito do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá/RJ. Pós-graduanda em Direito Público pela Faculdade Legale/SP. Bacharela em Direito pela Faculdade do Sul da Bahia-FASB. Advogada Previdenciarista, Trabalhista e de Família.

Ester Botelho Silva.

Bacharela em Direito pela Faculdade do Sul da Bahia-FASB. Advogada Previdenciarista, Trabalhista e de Família.

15/07/2020.

A eficiência dos Métodos Adequados de Solução Consensual de Conflitos (MASC’s), em tempos de distanciamento social.

Horário: 19 às 21 h.

N° de participantes: 50

Organizadora: Aliana Alves de Souza: Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1987) e graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1991). Especialização em Administração e Mestrado em Contabilidade interrompido. Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC. Atualmente é professor auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, sócio - Escritório de Advocacia Souza e Moreira. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade subsidiária, terceirização, retenção, reforma da previdência, norma coletiva e estágio e práticas jurídicas. (texto extraído da Plataforma Lattes / CNPQ) .

Conferencista Convidado:

 Thiago Vinicius Papaterra Boa Morte.

Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade Baiana de Direito e Gestão. Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB – Campus XIX). Instrutor e Mediador Judicial, certificado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Advogado, com atuação especializada na área cível. Mediador e Consultor em Gestão de Conflitos (DUO Mediar, OAB/BA, TJBA, dentre outros). Professor-visitante da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESA - OAB/BA), e Professor-Convidado do curso de Pós-Graduação em Gestão de Conflitos e Mediação Familiar, da Universidade Católica do Salvador (UCSal). Coordenador so Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Fórum Clemente Mariani, na comarca de Camaçari-BA. AMembro-Colaborador da Comissão de Mediação e Conciliação da OAB/BA.

17/07/2020.

Diálogos e Aberturas de Horizonte

Horário: 16 às 18 h.

N° de participantes: 50

Organizadora: Suely Messeder. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais pela UFBA e doutorado em Antropologia pela Universidade Santiago de Compostela. É professora titular da Universidade do Estado da Bahia - UNEB.  Membro da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Técnica da FAPESB. Seus interesses em ensino, pesquisa e extensão estão nas áreas de sexualidades, homocultura, masculinidades, relações de gênero, corpo, relações étnico-raciais, baianidade, fluxos migratórios, antropologia urbana, teoria cognitivista, teoria feminista e teoria queer.

Conferencista Convidada:

Rita Maria Brito Santos
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1978) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2000). Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia - UNEB e estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCS da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, Geografia, Planejamento urbano, regional e sócio-ambiental, com ênfase em Geografia Humana e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: território, cidade, Camaçari, produção do espaço urbano e poder local, religião e sociedade, espaço religioso.